Relatório do Padre Clarindo Lopes Ribeiro, transcrito do Livro de Tombo da Paróquia e datado de 22 de janeiro de 1911:
" É muito para admirar que, sendo há tantos annos creada esta freguezia, como sabemos e abaixo mencionamos, somente agora em o nosso parochiato se achem delineados todos os pontos de contacto desta freguezia com as outras suas limitrophes!
Ao mesmo tempo, porém, que isto, vem calar fundo em nossos corações, depara - nos que isto não fôra desleixo dos nossos predecessores, porquanto, em o primeiro livro que servia de Tombo desta parochia, se achava juntamente a Lei da creação desta Freguezia, e por conseqüência, esclarecidos os seus limites; causa porém alheia a nossa vontade, veio trazer - nos a improvancia desses mesmos limites, a qual não me é estranha.
Até o parochiato do Revmo. Sr. Padre Gervásio, esta freguezia achava - se de posse de todo o histórico dos acontecimentos n'ella desenrolados, porém, como não nos é desconhecido, este zeloso Vigário teve um accesso de loucura e isto foi bastante não só neutralizar toda a marcha de um belo ministério, como também vir de um certo modo, prejudicar o archivo da freguezia, reduzindo - o quase todo a cinzas, fazendo parte desse fatal dezastre, o nosso livro que servia de - Tombo.
Eis pois a razão porque, conhecedor desse facto, achando - se a freguezia na escassez dos seus limites, ouvidei todos os meus esforços para, de novo, reencontral - os.
Transcripta a lei da creação desta freguezia, é mais fácil saber os seus limites; e para isso pedimos a um amigo que nos desse, por cópia, os limites civis no tempo que data a creação da freguezia (24 de agosto de 1853), o que, solícito, não se fez tardar, offerecendo - nos o que abaixo transcrevemos:
Limites:
Do rio Longá, na passagem que segue para as Barras dahi em linha recta ao município de Peripery, passando pelas seguintes moradas: Jenipapeiro; Buqueirão; Jabuti; Triângulo; Atoleiro; Morada de Dorothéu Pereira; Palmeira. Anajá, Terra Nova, Poço, Tapéra; Satisfeito dahi em rumo a Piracuruca pelas moradas seguintes: São Paulo; Carêtas; Cajueiro; Porto do rio dos Mattos; e deste, em direcção de uma mata que se tem entre as fazendas Boca da Picada e Lagoa do Sacco, e dahi tomando direcção a fazenda do falecido Prudente Rodrigues de Carvalho, sob o nome Jucá, passando na Picada da Cuia que extrema com o município de Burity dos Lopes, dahi rumo para os logares Atajuba; Verêda; Arame; Barreira Branca; Cantinho, e dahi saindo pela margem direita do rio Longá atté a passagem de Barras, já acima referida.
Batalha 22 de janeiro de 1911
O Vigário, Padre Clarindo Lopes Ribeiro".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário